Wednesday, June 13, 2012

1dasul

Identidade Cultural e atitude Somos uma marca que cria e produz cultura de periferia com foco na transformação social. Nossa missão é fomentar a economia da periferia através da produção e comercialização de produtos culturais. Fundada em 1999, a 1dasul foi, desde o início, uma marca desenvolvida por talentos urbanos. Seu nome vem de sermos todos 1 pelo mesmo ideal. A marca, com o tempo, se tornou uma resposta do Capão Redondo para a violência, provando que lutamos por um lugar melhor. Temos agora nosso próprio símbolo: o logo da 1dasul tem o ideal de ser o brasão do nosso povo. A grife 1daSul, por meio do Instituto 1daSul, patrocina quermesses, festas comunitárias, shows de hip-hop, além de oficinas e palestras literárias, e ajuda a manter projetos sociais na Zona Sul de São Paulo, como a Ong Interferência, que apoia 104 crianças. Por isso, quando pôr a 1DASUL no corpo, saiba que você está vestindo uma ideia de mudança; você está somando para a autoestima do nosso povo. Nossa história. No dia 1º de abril de 1999, Reginaldo Ferreira da Silva iniciou as atividades de sua loja de confecções, focada em artigos como camisetas, moletons e assessórios, como bonés. Nascido na periferia de São Paulo, tendo passado a infância no bairro do Valo Velho, abriu sua loja no bairro do Capão Redondo. Escritor premiado da chamada "literatura marginal" – por ser desenvolvida na periferia – deu a si mesmo o nome de Ferréz, o “ferre” do Ferreira de Virgulino Ferreira da Silva - o Lampião - e o “z” como homenagem a Zumbi. O pseudônimo resume sua forma de ver o mundo, na medida em que Lampião e Zumbi foram frutos da sociedade e por ela massacrados. No fundo, sua filosofia de vida é impedir que novos Lampiões e Zumbis sejam necessários. Como a periferia vive uma síndrome fundamentada nos dois personagens, Ferréz acredita que só unindo as forças da comunidade será possível combater a violência e a pobreza. Inspirado por esse ideal, criou a marca iniciando com 1, o "um" da unidade da comunidade. O nome vem da ideia de todos sermos um, na mesma luta, no mesmo ideal, por isso somos todos um pela dignidade das periferias. Com o tempo, a marca se transformou, respaldada pela própria comunidade, numa forma de congregar seus ideais e servir como resposta do Capão Redondo à violência que é creditada a toda a região. Com a união em torno desse símbolo, surge um sentimento de orgulho e de pertencimento, e se fortalece, na comunidade, a luta por um lugar melhor para se viver e pela diminuição da violência. É uma forma de criar um marco de esperança. A ideia de criar uma a marca surgiu como alternativa ao uso de marcas comerciais sem representatividade da periferia. Essa foi a inspiração original; o negócio surgiu depois. Sobre o logotipo, Ferréz explica: “Nós, brasileiros descendentes de escravos e índios, nunca tivemos um símbolo de nossa linhagem. O logotipo da 1daSul em forma de fênix e com o número 1 em destaque é uma forma de termos nosso próprio brasão e ele tem esse sentido de juntar a periferia. O brasão tem sentido de unidade e traz a ideia de um povo que se une para lutar pela preservação da sua cultura”. Fugindo de filosofias vazias, com slogans falsos, a 1daSul é consistente com o que prega, e um dos pontos dessa caminhada foi transformar-se em empresa social, tendo a intenção de dividir os lucros com os funcionários. Além disso, os produtos são fabricados na periferia e alguns deles, como é o caso dos bonés, bordados à mão e remunerados acima do preço de mercado. Do ponto de vista cultural, a marca, que serve de bandeira da cultura da periferia, patrocina quermesses, festas comunitárias, shows de hip-hop, além de oficinas e palestras literárias, ajudando também a manter projetos sociais na Zona Sul de São Paulo. É Ferréz quem comenta: “a 1daSul em si só já é um projeto enorme, de autoestima, de usar algo que tenha a ver com a pessoa. Quantas e quantas vêm de fora para usar algo que tem valor; isso é plantar autoestima todo dia. Temos as oficinas de costura; geramos o dinheiro localmente e ainda temos uma ONG que mantemos com a marca. Fora isso, investimos em marketing com talentos daqui, como o Lords of Krump, equipe de dança com meninos daqui, shows de rap e quermesses”. Crescendo por meio do boca-a-boca, sem presença em grandes veículos de comunicação, a 1daSul abriu sua segunda loja, na Galeria do Rock, centro de São Paulo. Agora, com a inauguração do e-commerce, vendas por atacado e perspectiva de novas lojas, a luta da 1daSul chega cada vez mais longe.

2 Comments:

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